Varanda Criativa

Como aumentamos a velocidade de carregamento do site de venda de carteiras

MONKEY | ESTUDO DE CASO

Um dos estudos de caso que nos orgulhamos de fazer parte é a Monkey.

A empresa sofria com problemas de lentidão no carregamento do site, assim como a maioria das lojas virtuais.

Nós aceitamos o desafio de aumentar a velocidade de carregamento o e-commerce.

Analisando a performance do site

Iniciamos a auditoria usando o GTmetrix.

Auditoria no site GTmetrix

Na análise recebemos nota E na performance. 

O primeiro problema que identificamos foi o TTFB que estava em 956ms, causado pelo uso de hospedagem com servidor compartilhado.

O tempo de interatividade (time to interactive) era de 6.2 segundos.

O tempo total de carregamento (fully loaded time) atingia 8.8 segundos.

Tamanho da página e quantidade de requisições antes da otimização

O tamanho total da página estava em 1.74mb.

E o site estava gerando 152 requisições.

Como base nos dados obtidos no GTmetrix utilizamos nossa calculadora de perda de investimento em tráfego.

Estimativa de perda de investimento antes da otimização

A calculadora nós mostrou que a Monkey estava perdendo uma estimativa de R$ 715,00, ou seja 71,50% de perda, a cada R$ 1.000,00 investido em anúncio.

Iniciando a otimização de performance do e-commerce

Após identificar as causas de lentidão do site, começamos a trabalhar para aumentar a velocidade de carregamento.

O primeiro passo foi a migração para um novo servidor, escolhemos um VPS Premium, gerenciado pela Cloudways.

A próxima etapa foi a conversão das imagens de JPEG para Webp, usando o plugin Webp Express, nesse momento começamos a diminuir também a quantidade de megabytes no carregamento da página.

Fizemos uma pequena mudança no designer da página trocando o slider por um layout com 2 colunas, dessa forma todos os produtos ficaram visíveis na primeira dobra.

Em seguida trabalhamos para reduzir o número de requisições no servidor.

Após mudanças e testes, começamos a configurar o cache em camadas para fazer o site carregar mais rápido.

Para atingir essa performance nós trabalhamos o cache em três camadas: servidor, WordPress e CDN (CloudFlare).

Nas otimizações do servidor, nós trabalhamos com o Varnish que é um acelerador de código aberto projetado para armazenar em cache e fornecer solicitações de conteúdo estático e dinâmico.

No WordPress trabalhamos com o plugin WPRocket para cuidar do cache dos arquivos em Javascript, CSS e HTML.

O CloudFlare ficou responsável pela entrega das imagens. Isso tirou uma grande quantidade de carga do servidor e reduziu o tempo de entrega e carregamento das imagens.

Resultado final após a otimização de carregamento da loja virtual

Pontuação no GTmetrix após a otimização

Com podemos ver na auditoria saímos de nota E para nota A, nossa performance saltou de 44% para 98%.

A mudança de servidor reduziu de 956ms para 175ms o TTFB.

O tempo de interatividade caiu para 902ms e o tempo total de carregamento diminuiu para 2.8s.

Tamanho da página e quantidade de requisições após a otimização

Com a conversão das imagens para Webp e ajustes de cache tivemos uma redução de 158 para 50 requisições, o tamanho da página caiu para 1.10mb e o tempo de carregamento total passou para 2.8 segundos.

De posse dos novos números refizemos os cálculos usando nossa calculadora de perda de investimento em tráfego.

Monkey - Perda de investimento após a otimização

A estimativa de perda investimento caiu para R$291,97, ou seja 29,20%, a cada R$ 1.000,00 investido.

Com base nesses dados podemos ter uma estimativa de que a Monkey tem um aproveitamento de 70% do orçamento investido.

Não estamos falando só do aproveitamento, mas sim de um aumento de faturamento, pois com uma página mais rápida o e-commerce irá receber mais tráfego, sem precisar aumentar o orçamento em publicidade.

O aumento de performance do site representa uma diminuição no custo por clique (CPC), custo por mil impressões (CPM) e o mais importante, o aumento na taxa de conversão.

Esse é o poder de uma página otimizada para ser carregada rapidamente.

Aumento de faturamento, sem aumentar o investimento em tráfego.

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