Um dos estudos de caso que nos orgulhamos de fazer parte é a Monkey.
A empresa sofria com problemas de lentidão no carregamento do site, assim como a maioria das lojas virtuais.
Nós aceitamos o desafio de aumentar a velocidade de carregamento o e-commerce.
Iniciamos a auditoria usando o GTmetrix.
Na análise recebemos nota E na performance.
O primeiro problema que identificamos foi o TTFB que estava em 956ms, causado pelo uso de hospedagem com servidor compartilhado.
O tempo de interatividade (time to interactive) era de 6.2 segundos.
O tempo total de carregamento (fully loaded time) atingia 8.8 segundos.
O tamanho total da página estava em 1.74mb.
E o site estava gerando 152 requisições.
Como base nos dados obtidos no GTmetrix utilizamos nossa calculadora de perda de investimento em tráfego.
A calculadora nós mostrou que a Monkey estava perdendo uma estimativa de R$ 715,00, ou seja 71,50% de perda, a cada R$ 1.000,00 investido em anúncio.
Após identificar as causas de lentidão do site, começamos a trabalhar para aumentar a velocidade de carregamento.
O primeiro passo foi a migração para um novo servidor, escolhemos um VPS Premium, gerenciado pela Cloudways.
A próxima etapa foi a conversão das imagens de JPEG para Webp, usando o plugin Webp Express, nesse momento começamos a diminuir também a quantidade de megabytes no carregamento da página.
Fizemos uma pequena mudança no designer da página trocando o slider por um layout com 2 colunas, dessa forma todos os produtos ficaram visíveis na primeira dobra.
Em seguida trabalhamos para reduzir o número de requisições no servidor.
Após mudanças e testes, começamos a configurar o cache em camadas para fazer o site carregar mais rápido.
Para atingir essa performance nós trabalhamos o cache em três camadas: servidor, WordPress e CDN (CloudFlare).
Nas otimizações do servidor, nós trabalhamos com o Varnish que é um acelerador de código aberto projetado para armazenar em cache e fornecer solicitações de conteúdo estático e dinâmico.
No WordPress trabalhamos com o plugin WPRocket para cuidar do cache dos arquivos em Javascript, CSS e HTML.
O CloudFlare ficou responsável pela entrega das imagens. Isso tirou uma grande quantidade de carga do servidor e reduziu o tempo de entrega e carregamento das imagens.
Com podemos ver na auditoria saímos de nota E para nota A, nossa performance saltou de 44% para 98%.
A mudança de servidor reduziu de 956ms para 175ms o TTFB.
O tempo de interatividade caiu para 902ms e o tempo total de carregamento diminuiu para 2.8s.
Com a conversão das imagens para Webp e ajustes de cache tivemos uma redução de 158 para 50 requisições, o tamanho da página caiu para 1.10mb e o tempo de carregamento total passou para 2.8 segundos.
De posse dos novos números refizemos os cálculos usando nossa calculadora de perda de investimento em tráfego.
A estimativa de perda investimento caiu para R$291,97, ou seja 29,20%, a cada R$ 1.000,00 investido.
Com base nesses dados podemos ter uma estimativa de que a Monkey tem um aproveitamento de 70% do orçamento investido.
Não estamos falando só do aproveitamento, mas sim de um aumento de faturamento, pois com uma página mais rápida o e-commerce irá receber mais tráfego, sem precisar aumentar o orçamento em publicidade.
O aumento de performance do site representa uma diminuição no custo por clique (CPC), custo por mil impressões (CPM) e o mais importante, o aumento na taxa de conversão.
Esse é o poder de uma página otimizada para ser carregada rapidamente.
Aumento de faturamento, sem aumentar o investimento em tráfego.
Somos é especialistas na otimização do carregamento de sites, através do nosso serviço de otimização de performance, te ajudamos a melhorar a velocidade de carregamento da sua página.
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